Se você já trabalha no ramo de Climatização ou de Refrigeração, então já sabe que o compressor é o principal componente em equipamentos que refrigeram. O restante dos componentes só funcionará corretamente se o compressor estiver devidamente regulado e funcional.
Sabendo disso, devemos manter a manutenção do compressor em dia, realizada por um profissional capacitado e com amplo conhecimento em diagnóstico de defeitos de compressores. Só assim poderemos garantir a confiabilidade do sistema como um todo.
Visando auxiliá-lo nesse diagnóstico, o blog Climatização Lumertz preparou esse artigo com os principais motivos que podem levar um compressor a apresentar falhas, sejam elas mecânicas ou elétricas e, em alguns casos, ambas simultaneamente.
Principais Motivos de Falhas

Exemplo de compressor [corte interno e visão externa] (Imagem: Web Ar Condicionado)
Podemos destacar como os principais motivos para falhas em compressores:
Falta do Gás Refrigerante
Já falamos em outro artigo sobre a importância dos gases refrigerantes no sistema de refrigeração. A falta desse gás impedirá que o vapor necessário para eliminar o calor do ambiente seja gerado, implicando em danos no compressor.
Voltagem Baixa
Por se tratar de um equipamento elétrico e que consome muita energia, o compressor precisa funcionar em determinada voltagem. Se a rede elétrica tiver muitas quedas, isso causará aumento da corrente que, por sua vez, irá danificar o compressor.
Sobrecarga
Nesse caso, nos referimos ao aumento da temperatura do gás de sucção. Isso também implicará em danos.
Pouca Ventilação
Sempre que o sistema estiver com pouca ou nenhuma ventilação, isso causará uma redução ou um aumento na pressão de sucção do compressor. Assim, a temperatura de descarga do compressor ficará excessivamente alta.
Sujeiras
Quando houver inexistência de vácuo, a sujeira entrará em contato com o óleo e com o gás refrigerante, formando uma espécie de “lama” e ácidos no interior de todo o sistema. Assim, a umidade proveniente dessa sujeira poderá congelar e entupir a válvula de expansão ou o tubo capilar.
Como se precaver
Como já estamos cansados de ouvir, “prevenir é melhor do que remediar”. E isso também deve ocorrer com o compressor. Assim como o restante do sistema de refrigeração, ele precisa de uma manutenção preventiva regular.
Essa manutenção preventiva deve ser realizada com uma minuciosa observação do funcionamento do sistema. Qualquer alteração, como excesso de resfriamento ou aquecimento; corrente elétrica; pressão ou temperatura, devem ser considerados sinais de alerta.
Verifique, também, se o aparelho está instalado em condições ideais. Por exemplo, se o tamanho do ambiente é compatível com a capacidade do aparelho. Além disso, a limpeza das peças é fundamental para o bom funcionamento. Não podemos encontrar fuligens, oxidação ou carbonização no sistema.
Outros Pontos Importantes
Como falamos anteriormente, informamos aqui somente as características mais comuns para as falhas do compressor. Diversos outros motivos podem causar problemas no compressor, mas é importante que sua equipe esteja altamente capacitada para realizar o diagnóstico correto.
Procure sempre se especializar e manter-se atualizado para evitar surpresas na hora de identificar erros e realizar reparos. Lembre-se: o trabalho só será satisfatório se for realizado com conhecimento e bastante empenho. Sucesso em suas manutenções!
Fonte
- tecnicoarcondicionadoecia.blogspot.com.br/2016/11/principais-causas-e-danos-em-compressores.html
- comod-ing.es/wp-content/uploads/2016/06/Tareas-de-mantenimiento-1024×683.jpg
©2017. Climatização Lumertz.
Principais Motivos de Falhas em Compressores de Esdras Nunes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://tecnicoarcondicionadoecia.blogspot.com.br/2016/11/principais-causas-e-danos-em-compressores.html.
Oi Esdras, entendo muito pouco sobre climatização e tudo mais. Ainda bem que tem seu blog, para nos manterem informados a esse respeito. Abçs!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Olá Juliana, nosso intuito é manter as pessoas informadas sobre a área da climatização.
Obrigado
CurtirCurtido por 1 pessoa
Super útil!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Pingback: Dicas Para Descobrir Problemas no Compressor – Climatização Lumertz
Muito bom, claro e objetivo. É principalmente de linguagem simples.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom.
CurtirCurtido por 1 pessoa