Falamos recentemente sobre pressostatos. Caso você ainda não tenha lido, clique aqui. Como sabemos, os pressostatos têm a importante função de controlar a pressão do gás refrigerante. Em veículos que possuem ar condicionado, não poderia ser diferente.
Com base nisso, no artigo de hoje passaremos informações específicas sobre pressostato de ar condicionado veicular. As mudanças são muito poucas, se comparado a um ar-condicionado comum, mas é importante que você tenha a consciência da importância de manter o pressostato devidamente regulado.
Em veículos, os engenheiros se preocupam bastante com sistemas de proteção. Por isso, encontramos tantos fusíveis – praticamente um para cada função do veículo. E como sistema de proteção do ar condicionado, temos o pressostato. Ele tem a função de controlar a pressão dos fluídos que passam pela tubulação.
Geralmente encontramos três tipos diferentes de pressostatos em um veículo: o de alta pressão, o de baixa pressão e o de segunda velocidade. Veremos cada um deles detalhadamente mais a frente.
Mas, antes, é importante que você saiba que cada pressostato tem uma característica fundamental para a correta instalação do mesmo. Quando falamos que o pressostato é N/A, queremos dizer que ele é Normalmente Aberto. Da mesma forma, quando falamos que ele é N/F, queremos dizer que é Normalmente Fechado.
Vejamos, agora, qual é a função de cada um dos tipos de pressostatos.
Pressostato de alta pressão
O pressostato é de alta pressão e é instalado na linha de alta pressão (você entenderá porque destacamos isso). Ele é N/F e desliga o compressor quando o sistema atinge a pressão de 450 PSI, religando-o quando a pressão retornar para 380 PSI.
Sua função é, portanto, interromper a corrente elétrica da embreagem eletromagnética quando ocorrer um excesso de pressão no sistema. Isso evita que as mangueiras ou a válvula de segurança do ar condicionado se rompam.
Ele é ligado em série com o interruptor de baixa pressão na linha do compressor e é ajustado para se desligar quando o sistema atingir pressões entre 410 e 450 PSI.
Pressostato de baixa pressão
Já o pressostato de baixa pressão pode ser instalado na linha de baixa e de alta. Ele é do tipo N/A e desliga o compressor quando a pressão do sistema ficar abaixo de 28 PSI, religando quando a pressão voltar a 32 PSI.
Sua função é interromper a corrente elétrica da embreagem eletromagnética quando houver vazamentos ou pressão muito baixa. Assim, evita que o compressor trave devido a falta de lubrificação.
Pressostato de segunda velocidade
Ele também pode ser conhecido como pressostato de ventilação auxiliar. Ele é do tipo N/A e é instalado na linha de alta pressão. Sua função é acionar o eletro-ventilador do condensador, em velocidade máxima, quando o sistema atingir pressão entre 200 e 225 PSI.
O fluxo de ar fará com que a pressão diminua, tudo de forma mecânica. Quando a pressão cair para 200 e 170 PSI, em média, o pressostato de segunda será desligado.
Para veículos com injeção eletrônica
Em veículos com esse tipo de injeção, é necessário uma informação corretiva para ajustar o giro do motor quando o ar condicionado é acionado. Nesses casos, é instalado o interruptor de pressão para receber a informação de correção do giro do motor quando a pressão atingir entre 150 e 156 PSI.
Quando a pressão voltar para 128 PSI, o interruptor se desliga e o computador do veículo entende que a rotação do motor voltou ao normal e está com o ar desligado.
Redução de custos
Como a gente já sabe, o mercado automobilístico está sempre inovando, seja para atualização de tecnologias, seja para reduzir custos.
E, sobre esse último, já existem veículos onde há apenas um pressostato com a função dos três citados nesse artigo. Portanto, nesses casos, não é necessário se assustar.
Fonte
- k2arcondicionado.com.br/article/pressostato-ar-condicionado-automotivo.html
© 2017. Climatização Lumertz.
Pressostato de Ar Condicionado Veicular de Esdras Nunes está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://k2arcondicionado.com.br/article/pressostato-ar-condicionado-automotivo.html.
Pressostato universal 4 fios.
Liguei preto e azul junto com botão do ar.
Azul no eletroventilado
Preto no compressor.
Tá correto?
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Boa noite, gostaria de saber sobre as especificações dos pressostatos que vem na placa de identificação. Tenho uma Elba 95 com ar e o pressostato dela estragou e não encontro outro com as mesmas especificações. Tipo, HP off 27, MP ON 18, LP off 2.1 ele é o ND 2120.
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